Logo Clinica Moreira de Cónegos

Chamada para a rede móvel

Periodontologia

A importância de tratar das gengivas

Peridontologia é a especialidade Médico-Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes: Gengiva, Osso Alveolar e o Ligamento Periodontal (fibras que unem o dente ao osso).

As doenças periodontais mais comuns são a Gengivite (inflamação da gengiva) e a Periodontite (inflamação que leva a perda de osso e gengiva).

Existe uma prevalência elevada destas doenças na população, daí ser fundamental a observação periódica por um profissional de saúde oral para um diagnóstico precoce da doença periodontal.

A Gengivite consiste na fase inicial da doença periodontal, sendo relativamente fácil de tratar e de controlar.

A Periodontite, forma mais avançada da doença, consiste na a inflamação e infeção numa zona mais profunda da gengiva com perda significativa de osso com alterações irreversíveis.

Numa situação limite a Periodontite poderá levar à perda total dos dentes por falta de suporte suficiente que permita mantê-los o na cavidade oral.

Esta especialidade também é responsável pela recuperação de defeitos gengivais (como nas recessões gengivais) e correção de sorrisos que, pelo contrário, apresentam.

A Periodontite é a principal causa de perda de dentes em adultos.

PROTOCOLOS

Contacte-nos para conhecer todos os benefícios dos acordos protocolados