Medicina Dentária

CIRURGIA ORAL
Nullam euismod commodo

A especialidade de cirurgia oral visa o diagnóstico e tratamento cirúrgico das patologias orais e maxilo-faciais.

Na Clínica Moreira Cónegos todos os procedimentos são efetuados sem dor, e os pós-operatórios decorrem, regra geral, sem algum tipo de complicação.

São exemplos de tratamentos cirúrgicos:

• Extração simples
  • Extração de dentes inclusos (sisos e caninos)
  • Remoção de lesões dos tecidos moles (quistos)
  • Apicectomias (remoção de quistos presentes na raiz do dente)
  • Sinus Lift (elevação do seio maxilar)
  • Enxertos ósseos
  • Distrações ósseas
  • Cirurgias periodontais
  • Frenectomias
  • Enxertos muco-gengivais
DENTISTERIA ESTÉTICA
Nullam euismod commodo

Nesta especialidade efetuam-se todos os tratamentos destinados à recuperação da estética dentária, tais como:

• Correção de diastemas (espaços existentes entre os dentes)
  • Realização de tratamentos de branqueamento
  • Colocação de piercings dentários
  • Correção de dentes fraturados, descorados ou com manchas

Dada a evolução das técnicas e dos materiais utilizados, tornou-se possível reconstruir os dentes retomando a sua forma e cor originais, conservando-os assim por muitos anos.

ENDODONTIA
Nullam euismod commodo

É a especialidade de Medicina Dentária que visa o tratamento de dentes que se encontram já num avançado estado de deteorização, em que a polpa (“nervo”) já se encontra afetada, causando intensas dores de dentes.

O tratamento endodôntico vulgarmente conhecido como “desvitalização”, consiste na remoção da polpa dentária, limpeza e desinfeção do sistema de canais radiculares com soluções antibacterianas e selamento dos canais com materiais apropriados. Este tratamento pode ser realizado através da técnica manual ou de técnica mecanizada. Na Clínica Moreira Cónegos, recorremos à técnica mecanizada, pela sua maior eficácia e um resultado final otimizado.

HIGIENE ORAL
Nullam euismod commodo

A consulta de Higiene Oral tem uma valência educativa e preventiva na adequação de hábitos e técnicas à condição especfica de cada paciente. O principal objectivo da consulta de Higiene Oral é a promoção de saúde e prevenção de doenças orais, a manutenção dos tratamentos realizados e uma melhoria estética que permitam um sorriso mais bonito e saudável ao longo do tempo. As visitas regulares à consulta de Higiene Oral são um factor determinante na manutenção dos seus dentes.
Na consulta de Higiene Oral é realizado um diagnóstico oral para rastreio de cáries, doenças das gengivas e diagnóstico de outros problemas que possa apresentar. Além do referido é feita a remoção de tártaro e placa bacteriana através de destartarizações e alisamentos radiculares e também o polimento e jacteamento com partículas de bicarbonato para a eliminação de manchas superciais. É ainda da competência da Higiene Oral a aplicação de selantes de fissuras em crianças, flúor de alta concentração, produtos que diminuem a sensibilidade dentária, branqueamentos e a manutenção de reabilitações suportadas por implantes.

IMPLANTOLOGIA
Nullam euismod commodo

A Implantologia é uma das especialidades da Medicina Dentária que se dedica à reabilitação de espaços edêntulos, recorrendo a dispositivos em titânio, altamente biocompatíveis, chamados implantes. São estes implantes que substituirão as raízes dos dentes perdidos, e posteriormente à sua colocação suportarão uma estrutura protética.

Com o recurso aos implantes, podemos substituir um ou mesmo todos os dentes da arcada. O processo é indolor.

PERIODONTOLOGIA
Nullam euismod commodo

Periodontia ou periodontologia (peri: em volta de, odonto: dente) é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, [boca de cavalo] ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite.

A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatória da cavidade bucal. O periodonto também é chamado de aparato de inserção ou de tecido suporte do dente e estabelece uma unidade funcional biológica e evolutiva que sofre modificações com a idade e com relação às modificações do meio bucal.

PROSTODONTIA

PRÓTESE FIXA

Reabilitação de espaços desdentados recorrendo à colocação de dentes fixos sobre a própria raiz ou implante (coroas, pivots) ou suspensos nos dentes adjacentes (pontes fixas).

Os resultados destes tratamentos são muito satisfatórios, pois permitem a substituição altamente estética de dentes anteriormente perdidos, evitando o uso de próteses removíveis.

Todos os dentes perdidos devem ser substituídos, por razões estéticas e funcionais, mas também para evitar a mobilidade dos dentes adjacentes e/ou antagonistas que ficaram entretanto desprotegidos.

PRÓTESE REMOVÍVEL

Tem como objetivo a substituição de dentes perdidos, mas com possibilidade de ser retirada pelo paciente sempre que o desejar. A prótese removível pode ser elaborada recorrendo a materiais distintos:

• Prótese removível em Acrílico
  • Prótese removível em Cromo-cobalto (Esquelética)

Na Clínica Moreira Cónegos temos sempre o cuidado de elucidar o paciente quanto ao tipo de prótese mais indicado para o seu caso, bem como dar ao paciente as recomendações necessárias para o correto uso da prótese.

OCLUSÃO E A.T.M.
Nullam euismod commodo

A oclusão é uma relação dinâmica, morfológica e funcional entre todos os componentes do sistema mastigatório, incluindo os dentes, tecidos moles de suporte, sistema neuromuscular, articulações temporomandibulares e o esqueleto craniofacial.

Estima-se que aproximadamente 95% da população apresentam alguma forma de “má-oclusão”, isto é, dentes apinhados, mal alinhados, anomalias estruturais em um ou mais planos.

Os sinais e sintomas abaixo são aqueles habitualmente relacionados às disfunções da Articulação Temporomandibular (ATM) podendo apresentar-se isoladamente ou em simultâneo:

• Mobilidade, migração ou desgaste dental;
  • Patologias periodontais;
  • Ruídos na ATM ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor de cabeça;
  • Dor ou desconforto ao mastigar ou durante algum outro movimento da mandíbula;
  • Limitação da abertura da boca;
  • Dor ao apalpar a área da ATM (logo à frente do ouvido);
  • Luxação da mandíbula (deslocamento);
  • Travamento com a boca fechada;
  • Desvio ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor no pescoço e nos ombros;
  • Zumbido ou sensação de ouvido “entupido”

O diagnóstico é feito com base na história clínica e no exame físico do paciente.

ODONTOPEDIATRIA
Nullam euismod commodo

A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária dedicada à saúde oral das crianças e adolescentes, com o objetivo de que os pacientes atinjam a idade adulta com uma boca sã, estética e funcional, e a possam conservar assim durante toda a vida. Porque os dentes de leite são tão importantes como os definitivos, as crianças merecem uma visita ao dentista logo após o aparecimento dos primeiros dentinhos (+/- aos 6 meses).

A prevenção é a melhor forma de evitar doenças orais prematuras e a visita regular ao dentista, além de incentivar a prevenção e a higienização, permite que a criança se ambiente no consultório e considere as consultas como um procedimento normal, tornando um hábito o controlo da saúde oral.

O paciente infantil pode sofrer de cáries, traumatismos, alterações da erupção dentária e outros problemas que podem afetar negativamente a saúde oral presente e futura. A criança está em constante evolução e crescimento, e isto converte-a num paciente diferente do adulto, com necessidades de tratamento pessoal e dentárias específicas em cada momento.

ORTODONTIA
Nullam euismod commodo

A Ortodontia é a área da Medicina Dentária que tem por objetivo diagnosticar, prevenir e tratar as disfunções dento-faciais, designadas por mal oclusões.

Vantagens:

• Melhor aparência estética, aumentado a autoestima;
  • Melhor função mastigatória e articular;
  • Retarda o aparecimento de doenças dentárias (cáries, gengivites, etc.);
  • Retarda a perda precoce de dentes;

Na Clínica Moreira Cónegos, os problemas de ortodontia podem ser solucionados em qualquer idade e obedecem a um estudo rigoroso e individualizado, verificando, desde as posições funcionais da oclusão até ao correto posicionamento de todos os tecidos moles.

Novidade: SISTEMA DAMON®.